A Pesquisa

A pesquisa de SUITE MASTER E QUARTO DE EMPREGADA propõe discutir, entre outros assuntos sobrepostos, as linhas de continuidades expressas em diversas residências no que toca à concepção do espaço que replica relações sociais. Tem se em conta que os recentes reposicionamentos das relações de trabalho que atingem os empregados domésticos geram como resultante a refuncionalização dos espaços classicamente planejados à destinação dos trabalhadores domésticos.

O gatilho para abordar essa problemática surge em 2015, com a efetivação da (lei complementar 150/2015, também conhecida como “PEC das domésticas”). Ao mesmo tempo que houve e regulamentação do trabalho doméstico, aconteceram diversas estratégias de flexibilização da relação de trabalho, como por exemplo, os acordos por diária, a precarização das obrigações sociais e, claro, o rearranjo dos espaços domésticos. Isso representou, senão uma ruptura, uma tomada de posição sobre uma modalidade de relação entre trabalhadores e empregadores

É uma proposta de pesquisa, portanto, que ressaltou a relação dos aspectos sociais com a fotografia, onde esta é um método de observação/ comparação/ análise e que oferece respostas e mais perguntas sobre o problema. Nesse sentido, através da serialização se busca uma perspectiva política que parte dos microuniversos domésticos que se repetem de casa em casa, de apartamento em apartamento, e são caixa de ressonância das desigualdades sociais do Brasil.