Aqui disponibilizamos alguns resultados da pesquisa que foram apresentados em congressos e publicados como artigo ou capítulo de livro durante o desenvolvimento do trabalho.
Em: “Suite Master e Quarto de Empregada. Inventário dos espaços da desigualdade domesticada”. Descrevemos os momentos iniciais da indicando as primeiras abordagens sobre a dualidade dos espaços domésticos como continuidade das tensões sociais e segregacionais. A concepção do trabalho busca tencionar relações sociais que reverberam nesses espaços fazendo do ambiente doméstico uma caixa de ressonância das tensões encontradas na sociedade brasileira. O texto foi publicado no livro “A Fotografia como imagem e a Imagem como fotografia”, Editado pela editora Imaginalis, em 2019.
Em “A patroa, a criança, o elevador e a empregada. Dispositivos da invisibilidade contemporânea do fazer morar e do deixar morrer.” , refletimos sobre a morte do menino Miguel Otávio, caído de um edifício de alto padrão em Recife, Pernambuco em junho de 2020. Discutimos a questão da visibilidade racial e social e como se regula a visibilidade como local de acontecimento de uma problemática segregacional que expõe as fissuras dos projetos que envolvem câmeras, vigilância, visibilidade e ideário de segurança. O texto foi apresentado no Congresso da Intercom em 2020 e está no livro “Fotografias e Culturas Midiáticas Contemporâneas”, Editado pela editora da UFPB, com previsão de publicação para 2021.
Abaixo, podem ser acessados os conteúdos dos textos.